Dermatite de Contato

Pele com alergia - James Heilman, MD

O que é dermatite de contato?

A dermatite de contato é a reação da pele resultante de exposição a alérgenos (dermatite de contato alérgica) ou irritantes (dermatite de contato irritativa). A  dermatite fototóxica ocorre quando o alérgeno ou irritante é ativado pela luz solar. 

Na dermatite de contanto há uma erupção ou irritação na pele causada pelo contanto com uma substância de fora. Somente regiões superficiais da pele são afetadas pela dermatite de contato.

Diferente da urticária de contato, na qual as erupções aparecem em minutos depois da exposição e vão embora em até algumas horas, a dermatite de contato leva de dias a semanas para sarar. Ainda assim, a dermatite de contato sara apenas se a pele não entrar mais em contato com o alérgeno ou irritante. Dermatite de contato crônica pode desenvolver quando a remoção do agente alérgeno ou irritante não mais provê o alívio esperado.

PUBLICIDADE

Tipos de dermatite de contato

Há três tipos de dermatite de contato: dermatite por contato alérgica, dermatite por contato irritativa e dermatite por fotocontato que é subdividida em fototóxica e fotoalérgica. A dermatite de contato irritativa pode ser aguda ou crônica, associadas a substâncias irritantes fortes ou fracas, respectivamente. A dermatite de contato alérgica é aquela decorrente da resposta ao contato com substâncias que provocam alergia. A dermatite por fotocontato é engatilhada pela interação entre os raios ultravioletas e substância que seria pouco danosa sozinha.

Causas da dermatite de contato

Nas Américas, as causas mais comuns de dermatite de contato alérgica são plantas do gênero Toxicodendron. As causas mais comuns da dermatite de contato irritativa são sabonetes altamente alcalinos, níquel, detergentes, produtos de limpeza e borracha.

PUBLICIDADE

Sintomas da dermatite de contato

A dermatite de contato alérgica é geralmente confinada na área onde o agente causador tocou a pele, enquanto que a dermatite de contato irritativa pode ser mais espalhada. Sintomas de ambos os tipos de dermatite de contato incluem erupções vermelhas, bolhas e coceira.

Tratamento da dermatite de contato

Tratamento caseiro
* Logo após a exposição a um alérgeno ou irritante conhecido, lavar com sabão e água fira para remover a maior parte da substância.
* Se desenvolverem bolhas, aplicar compressas frias por 30 minutos 3 vezes ao dia para proporcionar alívio.
* Loção de calamina pode ser usada para aliviar a coceira.
* Para casos leves com área afetada relativamente pequena pode-se aplicar pomada de hidrocortisona.
* Evitar coçar, uma vez que isso pode causar infecções secundárias.

Tratamento médico

Se as erupções não melhorarem ou continuarem a se espalhar depois de 2-3 dias de tratamento caseiro, ou se a coceira ou dor forem muito fortes, a pessoa deve procurar um dermatologista. O tratamento médico geralmente inclui loções, pomadas e medicação oral.

Saiba mais:
Dermatite seborréica
Urticária - Tipos, tratamento
Assadura em bebê ou dermatite das fraldas
Dermatite herpetiforme
Alergia - Tipos de Alergias
Dermatite Atópica
Molusco contagioso - O que é, como evitar, tratamento


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Contact_dermatitis" (en.wikipedia.org/wiki/Contact_dermatitis).