Dengue e Febre Hemorrágica

Mosquito - CDC/ Prof. Frank Hadley Collins, Dir., Cntr. for Global Health and Infectious Diseases, Univ. of Notre Dame

O que é dengue

A dengue é uma doença causada por qualquer um dos quatro vírus DEN-1, DEN-2, DEN-3, ou DEN-4, transmitidos para humanos através da picada de mosquito infectado. No hemisfério ocidental, o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor dos vírus da dengue. Estima-se que mais de 100 milhões de casos de dengue ocorram mundialmente todos os anos.

O que é dengue hemorrágica

A forma mais severa de dengue causa febre hemorrágica. Ela pode ser fatal se não for reconhecida e tratada apropriadamente. A febre hemorrágica do dengue é causada por infecção dos mesmos vírus que causam a dengue. Com bom atendimento médico, a mortalidade em decorrência da dengue hemorrágica pode ser menor que 1%.

PUBLICIDADE

Como a dengue e febre hemorrágica do dengue são transmitidas


A dengue é transmitida para pessoas pela picada do mosquito Aedes infectado pelo vírus da doença. O mosquito fica infectado pela dengue quando pica alguém com a doença, e depois de em torno de uma semana pode transmitir o vírus ao picar uma pessoa saudável. Dengue não pode ser transmitida diretamente de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas da dengue

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça forte, costas doloridas, dor nas articulações, vômito, dor nos olhos e erupções na pele. A dengue hemorrágica é caracterizada por febre que dura de 2 a 7 dias, com sintomas gerais que podem ocorrer em muitas outras doenças (náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça). Esse estágio é seguido por manifestações hemorrágicas, tendência de machucar-se facilmente ou outros tipos de hemorragias na pele, nariz ou gengiva sangrando, e possivelmente sangramento interno. Os vasos sanguíneos capilares tornam-se excessivamente permeáveis, permitindo que componentes do fluido escapem. Isso pode ocasionar falha do sistema circulatório e choque, seguido de morte se a falha no sistema circulatório não for corrigida.

PUBLICIDADE

Como é o tratamento para dengue

Não há medicação específica para tratamento da infecção de dengue. Pessoas que suspeitarem que tenham dengue devem tomar analgésicos com acetaminofen e evitar aqueles que contenham aspirina. Deve-se também descansar, beber bastante líquido e consultar um médico. 

Tratamento para dengue hemorrágica

Assim como com a dengue, não há medicação específica para a dengue hemorrágica. Porém, ela pode ser tratada eficientemente com terapia de reposição de fluidos se o diagnóstico precoce for feito. Freqüentemente é necessária hospitalização para tratar a dengue hemorrágica adequadamente.

Onde os casos de dengue ocorrem

Os casos de dengue ocorrem em áreas onde o  Aedes aegypti vive (e algumas vezes também o Aedes albopictus). Isso inclui a maioria das áreas urbanas tropicais do mundo. O vírus da dengue pode ser introduzido nessas áreas por viajantes que ficaram infectados visitando outras áreas tropicais onde a dengue existe.

Como pode-se diminuir o risco de contrair dengue

Não há vacina para prevenir dengue. As melhores medidas preventivas para pessoas que vivem em áreas onde existe o mosquito Aedes aegypti é eliminar os lugares onde ele coloca os ovos, geralmente recipientes quem contêm água. Objetos que retêm água da chuva ou usados para armazenar água (recipientes plásticos, pneus usados, baldes, etc) devem ser cobertos ou descartados apropriadamente. Recipientes para animais beberem e vasos de plantas devem ser esvaziados e lavados pelo menos uma vez por semana. Isso elimina os ovos e larvas do mosquito. Para aqueles que viajarem ou vivem em áreas com dengue, o risco de ser mordido por mosquitos dentro de casa é reduzido ao usar ar condicionado e fechar portas e janelas. A aplicação de repelentes de mosquitos também diminui as chances de ser picado.

Saiba mais:
Febre - O que é, convulsões febris, tratamento
Perigos da desidratação
Água: importante e esquecida
Isotônicos - Quando e como usá-los
Febre Tifóide
Calafrios - O que são, causas
Ciclo da malária
Sintomas da malária sem complicações e severa
Malária
Febre Amarela
Zika - O que é, problemas de saúde, como prevenir


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


 
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention