Curiosidades da Copa do Mundo

Seleção brasileira de 1958

A seguir uma seleção de curiosidades da Copa do Mundo de futebol, desde a sua primeira edição em 1930 no Uruguai.

Curiosidades da Copa do Mundo 1930 no Uruguai - A disputa por Carlos Gardel

A disputa entre argentinos e uruguaios na Copa do Mundo de 1930 não foi só em campo, eles também queiram Carlos Gardel. O célebre cantor de tangos Carlos Gardel visitou primeiro a seleção uruguaia e depois a argentina. Porém, os argentinos não ficaram nem um pouco felizes com a visita de Gardel (de mãe uruguaia) aos uruguaios, uma vez morava na Argentina, onde era um grande ídolo.

Curiosidades da Copa do Mundo 1934 na Itália - O primeiro brasileiro campeão do mundo

Entre os "oriundi" (jogadores estrangeiros) da seleção italiana estava um brasileiro: Amphilóquio Marques, o Filó, ex-jogador do Corinthians. Apesar de não ter jogado nenhuma partida por ser reserva, Filó foi o primeiro brasileiro vencedor de uma Copa do Mundo de futebol.

PUBLICIDADE

Curiosidades da Copa do Mundo 1938 na França - Qualificação automática do anfitrião e campeão

A Copa do Mundo 1938 na França foi a primeira onde adotou-se o critério de qualificar automaticamente o país anfitrião e o defensor do título. Aos defensores do título foi dada qualificação automática até a Copa do Mundo de 2006, quando esse critério foi extinto.

Curiosidades da Copa do Mundo 1950 no Brasil - Primeira participação da Inglaterra

A Copa do Mundo 1950 no Brasil contou com a primeira participação da Inglaterra, os "inventores do futebol". Os ingleses tinham esnobado todas as edições anteriores. Apesar de toda a pompa, a participação inglesa foi desastrosa, sendo eliminada na primeira fase com derrota por 1x0 para os Estados Unidos. A vitória dos norte-americanos pode ser considerada a primeira grande zebra da história das Copas do Mundo. Além dessa derrota, os ingleses venceram o Chile por 2x0 e perderam para a Espanha por 1x0.

Curiosidades da Copa do Mundo 1954 na Suíça - Uniforme canarinho

Na Copa do Mundo de 1954 na Suíça o Brasil passou a usar seu consagrado uniforme com camisa amarela e calção azul, o uniforme canarinho. Anteriormente, o Brasil usava, desde 1919, camisa branca e o calção azul. A troca de uniforme foi motivada pela derrota do Brasil na final da Copa do Mundo de 1950.

Curiosidades da Copa do Mundo 1958 na Suécia - O Brasil de azul e a taça erguida

Uma vez que as seleções do Brasil e Suécia têm uniforme amarelo, houve sorteio para ver que jogaria com a camisa principal na final da Copa do Mundo. O chefe da delegação brasileira, Paulo Machado de Carvalho, era craque na motivação dos jogadores, e foi ele quem atendeu o telefone para saber o resultado do sorteio. Ao receber a informação que o Brasil havia perdido o sorteio, Paulo Machado de Carvalho não hesitou e gritou empolgado na frente dos jogadores "era isso que eu queria, jogar de azul, vamos ganhar!". 

PUBLICIDADE

Depois da vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1958, o capitão Bellini recebeu a taça e as atenções de todos que queriam fotografá-la. Então, para que todos pudessem fotografar a taça, Bellini a ergueu a sobre sua cabeça. Essa foi a origem do famoso gesto de erguer a taça sobre a cabeça, o qual é repetido até hoje.

Curiosidades da Copa do Mundo 1962 no Chile - Sanduíches para os brasileiros

O Brasil não queria correr riscos na Copa do Mundo de 1962 no Chile. Antes de disputar a semi-final contra os anfitriões, o Brasil tomou todas as medidas de segurança, incluindo preparar a própria alimentação com medo de sabotagem na comida do hotel. Ficou a cargo do dentista da equipe, Mário Trigo, comprar todos os ingredientes para preparar os sanduíches que alimentaram os brasileiros.

Curiosidades da Copa do Mundo 1966 na Inglaterra - A grande zebra Coréia do Norte

A grande zebra da Copa do Mundo de 1966 foi a seleção da Coréia do Norte, que conseguiu passar para as quartas-de-final eliminando a Itália na primeira fase com uma vitória de 1x0. Nas quartas-de-final os coreanos ainda deram trabalho à ótima seleção portuguesa de Eusébio, ao vender caro a derrota por 5x3.

Curiosidades da Copa do Mundo 1970 no México - Brasil sai na frente na final e acaba campeão

Na final da Copa de Mundo de 1970 o Brasil quebrou o tabu de que o time que abria o marcador era derrotado no final. Em 1950 o Brasil saiu na frente, mas foi derrotado por 2x1 pelos uruguaios. Em 1954, 1958, 1962 e 1966 as seleções da Hungria, Suécia, Tchecoslováquia e Alemanha começaram ganhando, mas todas acabaram derrotadas. Em 1970 o Brasil marcou o primeiro gol e acabou campeão com vitória de 4x1, quebrando esse tabu.

Curiosidades da Copa do Mundo 1974 na Alemanha Ocidental - Troféu FIFA

Com a conquista definitiva da taça Jules Rimet pelo Brasil, a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha Ocidental, foi a primeira edição com o novo troféu Fifa criado pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga.

Curiosidades da Copa do Mundo 1978 na Argentina - Brasil se desloca mais de 4 mil km dentro da Argentina

A organização da Copa do Mundo de 1978 na Argentina fez de tudo para beneficiar os anfitriões. Dentre várias coisas, fez o Brasil se deslocar nada menos que 4.255 km dentro da Argentina: de Mar del Plata para Mendoza, de lá para Rosário, de volta a Mendoza e depois para Buenos Aires. Enquanto isso, o deslocamento da seleção Argentina foi de apenas 616 km: de Buenos Aires para Rosário e de volta a Buenos Aires.

Curiosidades da Copa do Mundo 1982 na Espanha - Juiz muda de idéia

No jogo França x Kuwait a seleção francesa estava vencendo por 3x1 quando então marcou seu 4o gol. Os jogadores do kuwait pensaram que o árbitro russo havia apitado antes do gol e pararam. Então, o sheik Fahid Al-Ahmad Al-Sabah, presidente da Associação de Futebol do kuwait, invadiu o campo gesticulando e exigindo que o árbitro anulasse o gol. E não foi que o árbitro russo realmente acabou voltando atrás e anulando? 

Curiosidades da Copa do Mundo 1986 no México - A mão de Deus

O gol mais polêmico da Copa do Mundo 1986 foi o de Maradona de mão contra a Inglaterra. Esse gol ficou conhecido como "gol a mão de Deus”. Indagado se o gol tinha sido feito com a mão, Maradona respondeu que tinha sido "a mão de Deus".

Curiosidades da Copa do Mundo 1990 na Itália - Maradona está em nosso coração, mas Itália é nosso coro

A semi-final entre Argentina e Itália aconteceu em Nápoles, cidade onde Maradona era um grande ídolo. Maradona tentou puxar a torcida de Nápoles para a Argentina, afirmando que o resto da Itália tinha preconceito contra essa cidade, uma das mais pobres do país. Porém, a estratégia de Maradona não deu certo. Nápoles apoiou incondicionalmente a seleção da Itália. No estádio a faixa: “Maradona você está em nosso coração, mas Itália é nosso coro”.

Curiosidades da Copa do Mundo 1998 na França - A festa dos franceses

Muitos duvidavam da empolgação que a Copa do Mundo teria entre os franceses. No começo realmente não houve muita empolgação, mas à medida que a França avançava, os francese ficavam cada vez mais eufóricos. As comemorações pela conquista da sua primeira Copa do Mundo foram para país nenhum do mundo botar defeito.

Curiosidades da Copa do Mundo 2002 no Japão e Coréia do Sul - Goleiro é o melhor jogador

Quando todos esperavam que o eleito para melhor jogador da Copa do Mundo fosse ou o brasileiro Ronaldo ou Rivaldo, eis que o goleiro Oliver Kahn, que tomou 2 gols de Ronaldo na final, foi escolhido o melhor da Copa do Mundo. Um dos motivos para escolha bizarra diante do triunfo brasileiro é que a eleição terminou antes do jogo final. Depois disso, a eleição do melhor jogador da Copa do Mundo passou a acontecer depois da final.

Curiosidades da Copa do Mundo 2006 - Ronaldo estava gordo?

Uma das grandes polêmicas da Copa do Mundo de 2006 foi se Ronaldo Fenômeno estaria gordo. Apesar de visivelmente pesado, Ronaldo negava com convicção que estavivesse gordo, e ficava irritado quando perguntavam sobre seu peso. O peso de Ronaldo acabou sendo mantido em segredo durante a Copa do Mundo.

Curiosidades da Copa do Mundo 2010 - Primeira vitória de europeus fora da Europa

América do Sul e Europa são os únicos continentes com campeões do mundo. Entretanto, os europeus nunca haviam ganho uma Copa do Mundo fora da Europa até 2010, quando a Espanha sagrou-se campeã. Foi a primeira Copa do Mundo da Espanha, única seleção europeia a ser campeã fora do seu continente, na primeira competição realizada na África.

Saiba mais:
Copa do Mundo de Futebol - História de Todas as Copas do Mundo
História do futebol
Gols mais bonitos das copas do mundo
Copas do Mundo - Campeões
Bola oficial da Copa do Mundo de 2010 - Adidas Jabulani
Copas do Mundo que o Brasil ganhou
Artilheiros das Copas do Mundo
Período em que a Copa do Mundo foi suspensa
Países participantes das Copas do Mundo


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

 © 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas