Cuidados com a pele

No dia 21 de junho começa oficialmente o inverno. Mulheres são unânimes quanto à preocupação de manter a pele sempre linda, jovem e principalmente saudável. Para quem pretende curtir o próximo verão com um corpo sarado e uma pele bonita, é a hora de começar a se preparar. A chegada do inverno é uma ótima oportunidade para começar a fazer alguns tratamentos que são indicados exclusivamente no frio.

A pele precisa de alguns cuidados pós verão, devido a exposição excessiva ao sol. Algumas doenças de pele costumam aparecer nesse período, como manchas, fotoenvelhecimento e até o câncer de pele. Segundo a especialista em medicina estética, Dra. Carolina Pissetti Vialle, o primeiro passo é recuperar a pele, hidratando, clareando as manchas e devolvendo a elasticidade da pele desvitalizada.

PUBLICIDADE

Limpar e hidratar a pele precisa ser uma prática diária. Procedimentos como peelings, luz pulsada, depilação a laser, carboxiterapia, hidrolipoclastia, preenchimentos e procedimentos cirúrgicos são mais recomendados no inverno, assim como os tratamentos fotossensibilizantes, contra indicadas no verão ou realizados sob orientação.

“Os peelings são feitos com ácidos, substâncias despigmentantes e anti-oxidantes, e podem ser superficiais, médios e profundos de acordo com a camada da pele que seus efeitos atingem”, explica a Dra Carolina, promovendo assim desde a descamação superficial, a renovação epidérmica, até a mudança completa da textura da pele. Dependendo da profundidade alcançada, o paciente pode ser afastado de suas atividades diárias por até 30 dias. Peelings superficiais podem ser feitos periodicamente, sem a necessidade de afastamento, pois promovem uma descamação leve e vermelhidão discreta, não comprometendo as atividades diárias. As sessões podem demorar de 10 minutos a 1 hora.

Uma técnica bastante eficaz para o rejuvenescimento é a luz pulsada. “A luz pulsada faz a emissão de uma forma de energia que pode ser utilizada para o rejuvenescimento, retirada de manchas, retiradas de lesões pigmentadas, melhora da textura da pele e pode ser usada também para a redução permanente de pêlos”, explica a especialista, que aconselha que se evite a exposição solar durante o tratamento.

PUBLICIDADE

A carboxiterapia é uma técnica estética não-cirúrgica, na qual gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se um aparelho com uma agulha muito fina. Isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos promovendo benefícios estéticos. “A carboxiterapia pode ser realizada na face e corpo, para o tratamento de rugas, flacidez, melhora a textura da pele, celulite e gordura localizada”, explica a Dra. Carolina. O tratamento é realizado em sessões de acordo com a patologia e com o resultado esperado.

O inverno é a melhor época para realização desses e outros procedimentos, como o preenchimento ou procedimentos cirúrgicos, pois o contato com o sol é menor, buscando o rejuvenescimento e a vitalidade da pele. “Combater o envelhecimento é uma prática que se deve começar cedo, por volta dos 20 anos. O sol é o grande inimigo da pele, portanto usar filtro solar, no mínimo fator 15, todos os dias é o primeiro passo para manter uma pele bonita e saudável”, aconselha a especialista.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:




Artigos sobre dermatologia estética:
Laser nos tratamentos estéticos - Complicações
Ginástica facial combate rugas e linhas de expressão
Mantenha sua pele saudável
Envelhecimento da pele e nutrição
Acne
Rugas
Estrias na Gestação
Tratamento de estrias vermelhas e brancas
Peeling
Hiperidrose - Tratamentos para excesso de suor
Toxina botulínica para sudorese
Peeling de cristal
Depilação com Cera Quente
Depilação a Laser
Estrias
Métodos de Depilação
Cravos e Espinhas
Causas da Acne
Tratamento contra Acne
Laser como tratamento futuro para acne
Carboxiterapia® contra celulite
Carboxiterapia
Limpeza de pele facial - Produtos e tipos de pele
Hidratação da pele - Hidratantes
Sol faz bem à saúde
Proteção Solar
Manchas no rosto - Como tratar
Protetor solar - Bloqueador, filtro dos protetores solares
Bronzeamento saudável
Bronzeamento Artificial
Tratamento facial - Opções de tratamentos faciais
Rejuvenescimento facial com Softlift®
Revolumerização facial - Rejuvenescimento do rosto
Rejuvenescimento facial
Queratose seborréica
Chocolate dá espinhas e acne
Pele sensível - Vermelhidão, ardor e coceira
Loções autobronzeadoras e os jatos de bronzeamento
Hidratação e Higienização da pele
Pele de bebê e cuidados com a assaduras
Couro cabeludo e cuidados - Caspas, coceiras e queda dos fios
Queimaduras na pele
Unha encravada - Sintomas, o que fazer, tratamento
Chulé ou bromidrose
Celulite - Tratamento com ácido hialurônico
Celulite - Cremes e Endermologia no Tratamento
Erisipela
Vitiligo - Causas, tratamento
Verrugas vulgares, comuns, genitais, planas, filiformes, plantares - Causas e HPV
Verrugas - Tratamento e prevenção
Queloide - Tratamento

Artigos relacionados:
Temperatura corporal - Baixa, normal, febre e hipertermia
Insolação

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Dra. Carolina Pissetti Vialle - Formada em Medicina pela PUC-PR e pós-graduada em medicina estética pela IAAM-ASIME (Associação Internacional de Medicina Estética).
Pauta postada em: 19/06/2007
Empresa: Ieme Comunicação
Jornalista Responsável: Ana
Tel: ( 41 ) 3322-4959
Email: anamaral83@hotmail.com