Busca pelo Corpo Perfeito exige cautela
Moderadores de apetite e medicamentos e produtos para emagrecimento

Várias pessoas ultrapassam os limites na busca do corpo perfeito e compram a idéia de que obter uma aparência de modelo é mais importante do que a manutenção da própria saúde. Na ânsia por resultados imediatos, sem esforços, muitos recorrem indiscriminadamente a alternativas como equipamentos de ginástica passiva, aplicação de fosfatidilcolina (dissolução de gordura localizada), bronzeamento artificial, moderadores de apetite, entre outros métodos. 

Nesse cenário, o crescimento da comercialização de medicamentos e produtos para emagrecimento sem registro na Anvisa preocupa as autoridades sanitárias, que têm como uma de suas competências a fiscalização do comércio e da propaganda desses produtos.

Um dos principais problemas do uso indiscriminado de medicamentos é o risco de intoxicação. De acordo com dados do Sistema Nacional de Infecções Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), em 2001 foram registrados 75 mil casos de intoxicação humana. Desses, 21 mil (28% dos casos) foram causados por medicamentos. Os dados mostram também que as mulheres são as principais vítimas de intoxicação por remédios, principalmente os moderadores de apetite. 

PUBLICIDADE

Segundo informações da Anvisa, em 2003, com a participação de algumas Universidades das cinco regiões do País na monitoração das propagandas de medicamentos, foram apreendidos 78 produtos comercializados sem registro e suspensas nove peças publicitárias, que divulgavam produtos sem registro, para perda de peso. A população tem papel fundamental nesse esforço, ao denunciar a comercialização e a propaganda de produtos irregulares.

Para os que ignoram a recomendação e adquirem produtos sem registro, a Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos sujeitos à Vigilância Sanitária alerta: “A Anvisa não pode responder pelos males que eles provocam à saúde”.

PUBLICIDADE

Embora o registro na Agência seja um fator a ser observado, engana-se quem pensa que ele representa passe livre para o consumo de medicamentos sem orientação de um profissional de saúde.

No caso dos moderadores de apetite, por exemplo, o acompanhamento médico é fundamental. Esse tipo de medicamento é visto como um dos últimos recursos a serem utilizados, exclusivamente para os casos de obesidade mórbida. Por serem compostos por complexos anfetamínicos, ansiolíticos, laxantes, diuréticos, entre outros, podem gerar dependência física e psíquica.

Fonte: ANVISA

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Implante de seios - Prótese de silicone e solução salina
Estética e Saúde, ginástica passiva, gordura localizada, bronzeamento, moderadores de apetite
Perda de peso,
obesidade mórbida, laxantes
Cirurgia plástica
Lipoaspiração - Riscos e complicações
Lipoaspiração - O que esperar antes e depois da cirurgia
Lipoaspiração - O que é, preços, alternativas
Lipoescultura e Lipoaspiração
Suplementos de creatina para performance atlética e sua segurança
Creatina - Como tomar, massa muscular, faz mal?
Efeitos dos anabolizantes
Tipos de anabolizantes
Esteróides anabolizantes - Deca durabolin ou nandrolona
Esteróides Anabolizantes
Tabela de calorias das frutas
Tabela de calorias dos alimentos
Vigilantes do peso
Magnésio
Hidroclorotiazida
LASIX ® - Diurético furosemida para edemas e hipertensão
Furosemida - Lasix ®
Ascite ou barriga d'água - Causas, tratamento
Diuréticos
Bumbum é a preferência nacional
Tatuagem - Riscos e insatisfação com tatuagens
Dicas de Beleza
Ginástica por obrigação vira problema
Lesões em academias de ginástica
Corpo sarado como sinônimo de saúde
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Drª Marília Fernandes elabora Planos Alimentares Personalizados. Para contratar seus serviços de consultoria nutricional entre em contato através do e-mail mariliac_fernandes@hotmail.com  

Nutricionista - CRN3/1693 
Especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP
Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP
19 anos de experiência em Nutrição e Alimentação
Consultora Nutricional Pessoal e de Empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Esportes, Marketing Alimentício e Saúde Ocupacional