Centella asiática

Centella Asiática - openi.nlm.nih.gov

O que é centella asiática?

A centella asiática é uma pequena planta herbácea da família Apiaceae. Ela é nativa do Sri Lanka (ilha ao sul da Índia), Austrália, Indonésia, Malásia, Melanésia, Nova Guiné e outras partes da Ásia. Ela é usada na tradicional medicina chinesa e na medicina ayurveda (prática médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos). 

Centella asiática cresce ao longo de valas e áreas baixas molhadas. Uma vez que a centella asiática é uma planta aquática, ela é especialmente sensível a poluentes na água, os quais facilmente incorpora.

Uso culinário da centella asiática

A
centella asiática é usada na cozinha do Sri Lanka, sendo mais freqüentemente preparada como mallung, um acompanhamento tradicional do arroz e curry, e vai especialmente bem com pratos vegetarianos como parippu e curry de abóbora. Centella asiática é considerada bem nutritiva.

PUBLICIDADE

Ação da centella asiática

A centella asiática é levemente antibacteriana, anti-inflamatória, anti-ulcerogênica, ansiolítica (controla a ansiedade), estimulante circulatório e diurética. A centella asiática também tem propriedades antioxidantes, ajudando a proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres.

Uso fitoterápico da centella asiática

Na medicina tradicional acredita-se que comer centella asiática crua ajuda a manter a juventude. No sudeste asiático o suco das folhas da centella asiática é usado para aliviar a hipertensão e como tônico geral para a boa saúde. Cataplasma das folhas da centella asiática também é usado para tratar feridas abertas.

PUBLICIDADE

Vários estudos científicos têm documentado a capacidade da centella asiática ajudar na cura de feridas, o que é reponsável pelo seu uso tradicional em lepra

Com o tratamento com centella asiática a maturação da cicatriz é estimulada pela produção do colágeno tipo I. O tratamento também resulta em redulção da reacção inflamatória e produção. Os esteróides isolados da planta têm sido usados para tratar lepra. Centella asiática também é utilizada para revitalizar o cérebro e sistema nervoso, combater o envelhecimento, e elevar a atenção e concentração.

Saiba mais:
Radicais Livres e Antioxidantes
Dieta antioxidante
Hanseníase - Sintomas e prevenção
Hanseníase - O que é, sintomas, diagnóstico e tratamento
Lepra - Hanseníase
Culinária e Comida Indiana
Benefícios das gelatinas na reposição de colágeno no organismo
Comida vegetariana
Segredos escondidos no Curry


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


 
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Centella asiatica" (en.wikipedia.org/wiki/Centella_asiatica).