Cortar calorias sem sacrifício

Que tal consumir 800 calorias a menos por dia sem perceber a diferença? Em testes com voluntárias, cientistas da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, reduziram em 25% o tamanho e em 30% a densidade calórica das porções servidas. As participantes, todas mulheres, afirmaram sentir-se satisfeitas com as refeições. 

Diminuímos a densidade energética, ou seja, calorias por grama, das refeições por meio da inclusão de mais vegetais e frutas, além de usar alimentos com menor teor de açúcar e gordura”, explicou Barbara Rolls, que dirigiu o estudo. 

As participantes acharam as refeições tão palatáveis e satisfatórias quanto as com itens muito mais calóricos. Além disso, não compensaram a menor redução calórica no primeiro dia de estudo comendo mais no dia seguinte”, disse Barbara, que conduziu o estudo com Liane Roe e Jennifer Meengs. 

PUBLICIDADE

As pesquisadoras estudaram 24 voluntárias, com idades entre 19 e 35 anos, por quatro semanas. As participantes comeram café-da-manhã, almoço e jantar no Laboratório para o Estudo do Comportamento Humano Ingestivo, da Penn State. Elas também receberam lanches para consumir em casa. 

Os resultados foram divulgados no encontro anual da Associação Norte-americana para o Estudo da Obesidade, dia 15 de novembro, em Las Vegas. 

PUBLICIDADE

Segundo as cientistas, uma redução de 30% na densidade energética dos alimentos levou a uma queda em 23% na ingestão de calorias diária. A diminuição da porção em 25% reduziu em 12% o volume diário de calorias ingeridas. 

O estudo mostra que mesmo pequenas medidas são eficientes e sugere que cozinheiros e restaurantes poderiam adotar medidas simples para prevenir a obesidade, como a adição de mais frutas e vegetais, além de usar menos gordura para reduzir a densidade energética”, disse Rolls. 

Segundo a pesquisadora norte-americana, a conclusão é que as pessoas podem perder peso sem precisar comer refeições minúsculas. 

Um livro baseado no estudo de Rolls será publicado em março de 2005, pela Harper Collins, com o título The Volumetrics Eating Plan.
Fonte: Agencia Fapesp,  29/11/2004.

PUBLICIDADE



 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Salada para cortar calorias
Tabela de calorias das frutas
Tabela de calorias dos alimentos, calorias, Limão - Fatos nutricionais, variedades de limões
Maçã - Fatos Nutricionais e preparação das maçãs
Abacate
Banana - Fatos nutricionais e tipos de bananas
Pêra - Fatos nutricionais das pêras
Melancia - Fatos nutricionais das melancias, sementes e casca
Fruta Kiwi
Espinafre - Fatos nutricionais
Repolho - Fatos nutricionais
vegetais e frutas, gordura, café-da-manhã, perder peso

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: