Café coado pode ajudar a emagrecer

Café - National Cancer Institute Image Gallery

Tomar, diariamente, até cinco xícaras de café coado ou filtrado não altera os índices de colesterol (LDL e HDL) ou de triglicérides e, quando ingerido em conjunto com uma dieta balanceada, pode ajudar a reduzir peso.

A conclusão é de uma dissertação de mestrado apresentada na Unifesp que acompanhou, por 18 semanas, 60 pacientes com índices elevados de colesterol em tratamento no Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da universidade. A redução de peso, do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência abdominal verificada durante esse período foi, em média, de 1,5%.

PUBLICIDADE

De acordo com Rosana Perim Costa, nutricionista e autora da pesquisa, a forma como o brasileiro prepara o café – em coador de pano ou em filtro de papel – impede a passagem das gorduras dos grãos, responsáveis pelo aumento da fração ruim do colesterol (LDL).

Já a presença de substâncias antioxidantes na bebida, como a cafeína e os polifenóis, evita a formação de radicais livres e, conseqüentemente, o desenvolvimento da doença coronariana. “A cafeína, além da ação antioxidante, também age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando na queima de calorias”, afirma a pesquisadora.

Francisco Antônio Helfenstein Fonseca, coordenador do setor e orientador do trabalho, explica que o receio dos médicos em relação ao consumo do café gira em torno da possibilidade de aumentar a pressão arterial e causar arritmias cardíacas. “Os estudos sobre isso, entretanto, são controversos“, diz.

Segundo ele, a diminuição de peso verificada por Rosana nos pacientes que participaram da pesquisa pode comprovar outros estudos recentes, realizados nos EUA e Holanda, que mostram que o consumo de café diminui a resistência à insulina em portadores de diabetes tipo 2.

Apesar dos resultados de sua pesquisa, a nutricionista alerta que a melhor conduta para se perder peso ainda é manter a prática de atividade física e uma dieta balanceada. “O café seria apenas um coadjuvante”, explica.

Fonte: Jornal da Unifesp

Artigos relacionados:
Benefícios do café para a saúde
Colesterol  
Colesterol LDL - Como baixar
LDL - colesterol ruim  
HDL - colesterol bom

Aterosclerose
Pressão baixa ou hipotensão - Tratamento e como controlar
Pressão baixa ou hipotensão
Exercício físico - Riscos e benefícios para o coração
Combata a Hipertensão de Forma Segura e Sem Medicação
Métodos de medida da pressão arterial
Pressão arterial

Remédios e medicamentos para emagrecer
Chás para emagrecer - Chá verde emagrece?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


 
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Drª Marília Fernandes elabora Planos Alimentares Personalizados. Para contratar seus serviços de consultoria nutricional entre em contato através do e-mail mariliac_fernandes@hotmail.com

Nutricionista - CRN3/1693 
Especialista em Nutrição Esportiva pelo CEMAFE/UNIFESP
Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela UNIFESP
19 anos de experiência em Nutrição e Alimentação
Consultora Nutricional Pessoal e de Empresas nas áreas de Educação Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Esportes, Marketing Alimentício e Saúde Ocupacional.