Bradicardia

Coração - Mikael Häggström, domínio público

O que é bradicardia?

A bradicardia é definida como uma freqüência de batimento cardíaco menor do que 60 por minuto, embora raramente seja sintomática até cair para menos de 60 batimentos/minuto. 

Atletas bem treinados tendem a ter menor freqüência cardíaco de repouso, então a bradicardia neles não deve ser considerada anormalidade se não houver nenhum sintoma associado. 

O termo bradicardia relativa é usado para explicar uma freqüência cardíaca que, embora não seja menor que 60 batimentos/minuto, é considerada muito baixa para a condição médica atual do paciente.

PUBLICIDADE

Causas da bradicardia

Essa arritmia cardíaca pode ter várias causas, as quais são melhores divididas em cardíacas e não-cardíacas. As causas não-cardíacas são geralmente secundárias, e podem envolver uso de drogas, questões metabólicas ou endócrinas especialmente na tireóide, desequilíbrio eletrólito, fatores neurológicos, reflexos autônomos, fatores circunstancias como repouso prolongado, e autoimunidade

As causas cardíacas incluem doença cardíaca isquêmica crônica e doença cardiovascular. De modo geral, os problemas cardíacos que resultam em bradicardia são desordens no nódulo sinusal ou no nódulo atrioventricular. A bradicardia é mais comum em pacientes idosos.

PUBLICIDADE

Controle e tratamento da bradicardia

Com a bradicardia, primeiro deve-se controlar os sintomas associados como limitações decorrentes de fadiga, desmaio e tonteira. O tratamento da bradicardia depende se há sintomas presentes e suas causas. 

Tratamento com medicamentos geralmente não é indicado para pacientes que não apresentam sintomas. Para pacientes com sintomas, deve-se corrigir as desordens causadoras da bradicardia.

Saiba mais:
Métodos de medida da pressão arterial
Pressão Arterial
Pressão baixa ou hipotensão
Hipotensão ortostática ou postural
Pressão baixa ou hipotensão - Tratamento e como controlar
Insuficiência cardíaca
Prevenção e risco da insuficiência cardíaca
Sintomas e diagnóstico da insuficiência cardíaca
Reabilitação cardíaca


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Bradycardia" (en.wikipedia.org/wiki/Bradycardia).