Benefícios da reposição hormonal e os riscos

Os benefícios da reposição hormonal superam os riscos?

A melhor evidência para os riscos e benefícios de reposição hormonal em mulheres na pós-menopausa vem do Women's Health Initiative (WHI), um grande estudo clínico com 16.000 mulheres saudáveis de 50 a 79 anos de idade, no qual metade das participantes usou hormônios e a outra metade tomou placebo (o qual não continha nenhum medicamento). 

PUBLICIDADE

O estudo, patrocinado pelo National Institutes of Health (NIH), foi interrompido precocemente quando, em Julho de 2002, os investigadores informaram que os riscos gerais de estrogênio mais progestina, especificamente Prempro™, superavam os benefícios (2). O WHI descobriu que o uso de estrogênio mais progestina aumenta o risco de câncer de mama, doença cardíaca, infarto e coágulos sanguíneos. O estudo também descobriu que havia menos casos de fratura no quadril e de câncer de cólon entre as mulheres que usaram estrogênio mais progestina do que nas que tomaram o placebo (2).

Os achados do WHI Memory Study (WHIMS), relatados em Maio de 2003, mostraram que, em mulheres de mais de 65 anos, o uso de estrogênio mais progestina dobrou o risco de demência (3). As mesmas mulheres também tiveram pior performance nos testes de funções cognitivas comparadas com as que tomaram o placebo (4).

Adicionalmente, uma análise da qualidade de vida de um subgrupo entre 50 e 79 anos de idade das participantes do estudo do WHI , não encontrou nenhuma mudança na saúde geral, vitalidade, sintomas de depressão, ou satisfação sexual associados ao uso de estrogênio mais progestina (5).

Os riscos e benefícios do uso de estrogênio sozinho são menos claros. 

PUBLICIDADE


Perguntas e respostas sobre reposição hormonal na menopausa


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Créditos:
National Cancer Institute
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes


VoltarVoltar a mulher corredora

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas