Atletas mais altas são as que tiveram a primeira menstruação mais tarde

O homem é um ser social que cresce e se desenvolve vivendo entre seus semelhantes. As informações e os estímulos do meio social e ambiente, é o que define um adulto física e psiquicamente sadio. Cada etapa da vida tem o seu grau de importância, porém a infância assume papel preponderante na formação do ser. A criança tem muitas necessidades, entre elas a de se movimentar. E como orientá-las e quais esportes são mais adequados a essa criatura que parece tão indefesa? O exame geral ortopédico e orgânico, renovado a intervalos regulares, deve ser o início de tudo. De posse desses resultados é que o profissional de Educação Física ou treinador responsável montará programas recreativos e educativos, de tal forma a manter a criança ativa com mais aproveitamento em tudo.

Na primeira infância (0 a 6 anos segundo a Organização Mundial de Saúde) os esportes indicados são os que desenvolvem a coordenação motora, uma vez que o sistema nervoso central e o cérebro são os que primeiro se desenvolvem na vida. Até os três anos, a interconexão das células nervosas cresce mais rapidamente. O corpo humano não cresce todo por igual seguindo uma prioridade determinado pela mãe natureza. Sendo assim, enquanto o cérebro da criança aos 5/6 anos atinge 90 a 95% do cérebro adulto, o crescimento geral do corpo não atingiu a metade.

PUBLICIDADE

É do conhecimento da maioria das pessoas os "surtos" de crescimento. Nos primeiros dois anos, as crianças praticamente dobram sua altura, daí aos seis, elas crescem mais gradualmente, quando aos sete ocorre um breve aumento estatural e um estirão de crescimento dois meses antes da menarca (Bastos 1990). É finalmente, na puberdade, que o ser humano define sua altura, último e definitivo impulso. A atividade física não competitiva, na justa medida durante a infância, entre outros benefícios, estimula a glândula hipófise que entre outras funções é responsável pela liberação do hormônio de crescimento secretado a vida inteira, especialmente na infância.

Na medida do possível, deve-se deixar que as crianças escolham a modalidade esportiva, mas para tanto, é preciso ofertá-las os mais variados movimentos a fim de desenvolver todo o potencial motor para uma possível descoberta de talento. O desenvolvimento específico para uma modalidade esportiva antes da puberdade além de ser prejudicial pode representar vida esportiva mais curta.

PUBLICIDADE

A busca e seleção de jovens talentos é uma tarefa complexa exigindo experiência profissional e bom senso para não induzir o adolescente à especialização antes ou depois do tempo sem ter formada base motora. Não é incomum treinadores cometerem esse erro para se promover.

A experiência profissional é necessária porque alguns adolescentes podem ter maturação precoce em relação à idade cronológica antecipando os níveis de força e estatura sendo selecionados para treinamentos específicos. Nos esportes bem estruturados como é o vôlei, por exemplo, esse olho clínico é importante para não dispensar promessas que não tenham ainda completado a maturação em relação à idade cronológica. Em alguns casos justamente atletas de maturação tardia, quando adultos acabam sendo mais altos que os de maturação precoce. Nas modalidades esportivas como no vôlei, no basquete e no atletismo a altura e a relação antropométrica entre os segmentos corporais são importantes por conta das vantagens mecânicas das alavancas. Até no futebol a altura média dos jogadores tem aumentado. 

Qualquer técnico na hora de escolher entre dois jogadores de mesmo nível técnico decide pelo mais alto. No atletismo o exemplo que o mundo inteiro conhece é do Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo e mais alto que os anteriores recordistas. Os velocistas estão cada vez mais altos e pesados. Nos últimos cem anos a população cresceu em média 5 cm, mas os corredores mais velozes cresceram nesse mesmo período 16,2 cm.

É fato que a ciência anda especulando em fabricar atletas de alto nível, mas a melhor seleção ainda é feita naturalmente. Atletas tendem a casar-se com atletas e gerar prováveis filhos campeões. Meninas que menstruam depois dos 14 anos e são filhas de atletas são mais altas porque depois da menarca o ritmo de crescimento diminui. Claro, filha de peixe nem sempre peixinho é, mas tem a espinha dorsal. 

Cartas para: lcmoraes@compuland.com.br
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 003529

Para Refletir: Só erra quem tenta. Só acerta quem erra e conserta. Quem não erra, não acerta porque não tenta e, também não aprende nada. Moraes 2009. 

Sobre a Ética: A capacidade de resolver grandes problemas é desenvolvida com o exercício de resolver os pequenos do modo mais sério possível. Um pequeno problema não é menos importante que os grandes. Moraes 2009.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Olimpíadas 2012 - Londres
Wenlock e Mandeville - Mascotes Olímpicos
Futebol brasileiro nas Olimpíadas de Londres 2012 - Seleção brasileira
Revezamento da Tocha Olímpica - Jogos Olímpicos de Londres 2012
Tocha Olímpica de Londres 2012
Paraolimpíadas Londres 2012 - História, esportes
Atletismo nas Olimpíadas de Londres 2012
Vôlei brasileiro nas Olimpíadas de Londres 2012 - Voleibol masculino, feminino e de praia
Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres 2012
Natação nas Olimpíadas de Londres 2012
Esportes nas Olimpíadas de Londres 2012
Calendário das Olimpíadas - Jogos Olímpicos de Londres 2012
Olimpíadas 2008 - Pequim
Cultura chinesa e hábitos chineses
Beijing 2008, Peking ou Pequim?
Pequim 2008 - Protestos do Tibet
Novos Jogos na Olimpíada de Pequim - Esportes nas Olimpíadas
Países que participam das Olimpíadas de Pequim 2008
Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim 2008
Calendário das Olimpíadas - Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Paraolimpíadas Pequim 2008
Natação nas Olimpíadas de Pequim 2008
Atletismo nas Olimpíadas de Pequim 2008
Handebol brasileiro masculino e feminino nas Olimpíadas de Pequim 2008
Vôlei brasileiro nas Olimpíadas de Pequim 2008
Futebol brasileiro nas Olimpíadas de Pequim 2008 - Seleção brasileira
Revezamento da Tocha Olímpica 2008
História das Olimpíadas
Significado da Tocha Olímpica
Política nos Jogos Olímpicos

Medicina Tradicional Chinesa - Teoria e eficácia
Fuwa - Mascotes das Olimpíadas 2008 Pequim
Anéis Olímpicos
Política nas Olimpíadas
O que restou das Olimpíadas
Talentos olímpicos surgem na escola
Amenorréia primária e secundária - Causas, sintomas, tratamento, gravidez
Menstruação atrasada e outros problemas menstruais
Sangramento no início da gravidez, na gravidez avançada e parto
Sangramento vaginal - Causas na gravidez, menopausa, tratamento, anticoncepcional
Primeira menstruação ou menarca - Sintomas, idade
Ciclo menstrual, menstruação irregular e período fértil
Menorragia ou hipermenorreia- Menstruação longa

Créditos:
Texto copyright © 2008 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo

 

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  


© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas