Atividade física é associada à diminuição do risco para vários tipos de câncer

Spinning - CDC/ Amanda Mills

Atividade física no tempo livre está associada a menor risco para 13 diferentes tipos de câncer. Essas descobertas sugerem que promover atividade física pode ser importante na prevenção e controle dessa doença.

Atividade física propicia muitos benefícios. Além de reduzir o risco para doenças cardiovasculares, a elevação no nível de atividade física tem sido associada com menor risco para câncer de cólon, de mama e endometrial.

Uma equipe internacional liderada pelo Dr. Steven C. Moore, do National Cancer Institute (NCI), examinou as associações entre atividade física e vários tipos de câncer. Os resultados forma publicados em 16/05/2016 no JAMA Internal Medicine.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores agruparam dados de 12 estudos, que juntos pesquisara um total de 1,44 milhões de pessoas ao longo do tempo. Os participantes dos estudos variavam de 19 a 98 anos de idade (média de 59), dos EUA e Europa, sendo 57% mulheres, e sem histórico de câncer. Os estudos analisaram os níveis de atividade através de questionários sobre o tempo gasto em atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, como caminhar, correr ou nadar.

Os pesquisadores harmonizaram os níveis de atividade física entre os estudos ao estabelecer valores percentuais de 0 (atividade baixa) a 100 (atividade alta). Então, eles compararam os riscos para câncer dos grupos com maiores (10% maiores) e menores (10% menores) níveis atividades físicas semanais moderadas a intensas. O nível médio de atividade física moderada a intensa foi em torno de 150 minutos por semana. Isso é comparável ao mínimo recomendado pelos especialistas.

Os participantes foram acompanhados por uma média de 11 anos. Durante esse tempo, 187 mil novos casos de câncer apareceram. Os tipos de câncer foram selecionados para análise caso ocorressem em pelo menos 300 casos.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores descobriram que as pessoas com maior nível de atividade física durante o tempo livre tiveram redução de risco para 13 dos 26 tipos de câncer comparados aos de menor nível de atividade. Pessoas com maior nível de atividade tinham risco 20% menor para 7 tipos de câncer: esôfago, fígado, pulmão, rim, gástrico, endometrial, e leucemia mieloide. Elas também tinham risco 10-20% menor para mieloma e cânceres na cabeça, pescoço, reto, bexiga e mama.

Os cientistas ajustaram os resultados para fatores como idade, sexo, fumo, ingestão de álcool, dieta, educação, etnia e índice de massa corporal (IMC). Das 13 associações, 10 permaneceram depois do ajuste para IMC. Isso sugere que, para a maioria dos cânceres, atividade física diminuir o risco através de outros mecanismo além da redução do peso. 

Atividade física recreativa foi associada ao maior risco para melona maligno (tipo de câncer de pele), particularmente em pessoas de regiões com muita luz solar. Atividade física ao ar livre eleva a exposição ao sol, o que ocasiona aumento do risco para melanoma. Os pesquisadores também descobriram associação entre atividade física e maior risco para câncer de próstata. Ainda não existe conjectura para explicar essa associação. 

Dr. Moore diz: “atividade física recreativa é conhecida por reduzir os risco de mortalidade em geral. Nosso estudo demonstra que ela também está associada a menores riscos para muitos tipos de câncer. Profissionais da saúde deveriam aconselhar adultos sedentários a praticar mais atividade física como um componente para estilo de vida saudável e prevenção do câncer”.

Saiba mais:
Importância e benefícios da atividade física na saúde
Luta contra o Câncer - Alimentação e hábitos alimentares
Dicas para evitar o câncer
Prevenção do câncer: Saiba como diminuir seu risco
Recomendações para a prática de atividade física
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Elixir da vida longa é fazer exercício, comer pouco e meditar
Exercício físico na terceira idade - Benefícios
Benefícios dos exercícios físicos para idosos
Corredor gordinho tem mais saúde que o magrinho sedentário
Exercícios físicos para pessoas com obesidade
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde
Quanto exercício físico eu preciso?
Somente 10 razões para praticar exercícios físicos
Tornando atividade física parte da vida do idoso
Mova-se para a sua saúde! Ficar ativo ao longo do dia aumenta sua expectativa de vida
Como praticar mais atividades físicas
Você pode aumentar seu tempo de vida?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2016 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH – National Institutes of Health