Assaduras em bebês - Causas, prevenção e tratamento da Dermatite das fraldas

Bebe - CDC/ Amanda Mills

Assaduras em bebês, ou dermatite das fraldas, é um termo genérico para as irritações na área das fraldas que são causadas por vários transtornos de pele e/ou irritantes.

Assaduras em bebês (dermatite das fraldas) é caracterizada por manchas unidas de eritema (coloração avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar) e escamações vistos principalmente nas superfícies convexas, com as dobras de pele sobrando. 

Assadura em bebê com envolvimento secundário de bactérias ou fungos tendem a se espalhar por superfícies côncavas e convexas das dobras da pele, e freqüentemente exibem um eritema central vermelho com pústulas (pequenas lesões inflamadas) satélites ao redor da borda.

Diagnóstico diferencial de assaduras em bebês

Além da dermatite das fraldas, outras feridas e assaduras que ocorrem na área da fralda incluem dermatite seborréica e dermatite atópica. Tanto dermatite seborréica quanto atópica requerem tratamento individualizado.

PUBLICIDADE

A dermatite seborréica é caracterizada por escamas amareladas, grossas e oleosas. Dermatite seborréica é mais comum no escalpo, mas também pode aparecer na dobra inguinal

Dematite atópica, ou eczema, é associada com reação alérgica, geralmente hereditária. Essa classe de feridas pode aparecer em qualquer lugar no corpo, e é caracterizada por coceira intensa.

Causas das assaduras em bebês decorrentes de dermatite das fraldas

Assaduras em bebês decorrentes de dermatite das fraldas desenvolve quando a pele é exposta a umidade prolongada, pH da pele aumentado em decorrência de urina e fezes, e quebra resultante da camada externa da pele. 

Efeitos da dieta nas assaduras em bebês decorrentes de dermatite das fraldas

A interação entre atividade da enzima fecal e assaduras decorrentes de dermatite das fraldas explica a ligação entre a dieta e essa condição, uma vez que enzimas fecais são afetadas pela alimentação. Bebês amamentados no peito, por exemplo, têm menor incidência de assaduras, possivelmente porque as fezes têm menor pH e menos atividade enzimática.

PUBLICIDADE

Assaduras decorrentes de dermatite das fraldas são mais comumente diagnosticadas em bebês de 8 a 12 meses, talvez em decorrência do aumento de alimentos sólidos e mudanças na dieta que nessa idade afetam a composição fecal. Sempre que a dieta do bebê passa por alteração significativa parece aumentar a probabilidade de assaduras decorrentes de dermatite das fraldas (Atherton e Mills, 2004).

Tratamento e prevenção de assaduras

O tratamento mais efetivo, embora não o mais prático, é descontinuar o uso de fraldas, permitindo à pele arejar. Secagem cuidadosa da pele antes de trocar as fraldas é uma boa medida preventiva contra assaduras, uma vez que o excesso de umidade --- seja na forma de urina, fezes ou transpiração --- estabelece as condições para que ocorram assaduras decorrentes de dermatite de fraldas. Vários pós absorventes de umidade, como talco, também ajudam a prevenir assaduras

Outra forma de tratamento e prevenção é bloquear a umidade de alcançar a pele, e para isso existem óleos e cremes especiais. Tais óleos e cremes bloqueadores de umidade podem piorar as assaduras caso a pele não esteja cuidadosamente seca. Ungüentos à base de óxido de zinco também são eficientes na prevenção de assaduras, uma vez que tem efeito anti-umidade e adstringente na pele, sendo um anti-séptico leve sem causar irritação.

Se assaduras persistirem ou tiverem feridas ruins, creme antifungos é freqüente usado. Em casos nos quais as feridas e assaduras são mais do que uma irritação, preparação tópica corticosteróide leve pode ser usada.

Saiba mais:
Assadura em bebê ou dermatite das fraldas
Pele de bebê e cuidados com a assaduras
Dermatite de Contato
Brotoeja - O que é, sintomas, causas, prevenção e tratamento
Exantema súbito ou roséola infantil
Eczema - Tipos de eczemas, tratamento
Dermatite seborréica


PUBLICIDADE






Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:



Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2009, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Diaper_rash" (en.wikipedia.org/wiki/Diaper_rash).