Artrose - Osteoartrite

Artrite - NIH.gov

O que é artrose ou osteoartrite?

Artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é o tipo mais comum de artrite, especialmente em pessoas idosas. Artrose afeta principalmente a cartilagem, o tecido forte mas flexível que cobre as extremidades dos ossos onde eles se encontram para formar uma articulação. A cartilagem saudável permite ao osso deslizar sobre o outro. Ela também absorve o choque da movimentação. Com a artrose, ou osteoartrite, a camada da superfície da cartilagem quebra e rompe. Isso ocasiona atrito entre ossos sobre a cartilagem, causando dor, inchaço e diminuição de movimentação nas articulações. Com o tempo, a articulação pode perder seu formato normal. 

Adicionalmente, um pequeno depósito de osso, chamado de osteófito, pode crescer nas bordas da articulação. Pedaços de osso ou cartilagem podem quebrar e flutuar para dentro do espaço na articulação, causando mais dor e danos.

PUBLICIDADE

Pessoas com artrose geralmente têm dor nas articulações e alguma limitação de movimentos. Diferente de outras formas de artrite, como artrite reumatóide, artrose afeta apenas a função das articulações, não incidindo sobre o tecido da pele, olhos e vasos sanguíneos. Na artrite reumatóide, a segunda forma mais comum de artrite, o sistema imunológico ataca o tecido das articulações, ocasionando dor e inflamação. A artrite reumatóide tipicamente ataca pessoas mais jovens que a artrose.

Como a artrose afeta as pessoas?

PUBLICIDADE

Pessoas com artrose geralmente experimentam dor e rigidez nas articulações. As articulações mais comumente afetadas são aquelas no final dos dedos (perto da unhas), polegar, pescoço, região lombar, joelhos e quadril. Artrose afeta pessoas de forma diferente. Embora em alguns a artrose progrida rapidamente, na maioria das pessoas o dano às articulações desenvolve-se gradualmente no curso de anos. Em algumas pessoas a artrose é relativamente moderada e interfere pouco na vida cotidiana, enquanto em outros ela causa dor forte e é desabilitante. 

Ainda que a artrose seja uma doença nas articulações, seus efeitos não são apenas físicos, podendo afetar negativamente o estilo de vida e finanças de algumas pessoas.

Efeitos na estilo de vida podem incluir:
* Limitação das atividades diárias.
* Limitações no trabalho.
* Depressão.
* Ansiedade.
* Sentimento de desamparo.
* Dificuldade de participar das brincadeiras e responsabilidades cotidianas pessoais e familiares.

Efeitos financeiros podem incluir:
* Custo do tratamento.
* Perda de ganhos no trabalho por causa do efeito desabilitante da artrose.

Afortunadamente, a maioria das pessoas com artrose pode ter uma vida ativa e produtiva apesar das limitações ao ter uma atitude positiva e seguir o tratamento com descanso, exercícios físicos e medicamentos para alívio da dor.

Saiba mais:
Diagnóstico da Artrose ou Osteoartrite
Tratamento da Artrose ou Osteoartrite
Osteoartrite - impacto da perda de peso
Artrite Psoriática - O que é, sintomas, causas
Artrite Reumatóide - Tratamento
Artrite Reumatóide
Estenose espinhal e artrose na coluna vertebral
Exercícios de Alto Impacto e Artrose
Artrite e exercícios físico
Artroscopia - Cirurgia para o joelho
Artrite Reumatóide - Causa e tratamentos


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (NIAMS)