Artrite Psoriática - O que é, sintomas, causas 

Artrite - NIH.gov

O que é artrite psoriática

A artrite psoriática é uma condição que envolve inflamação da articulação (artrite) que geralmente ocorre em combinação com uma doença de pele chamada psoríase. A psoríase é uma condição inflamatória crônica caracterizada por manchas vermelhas de pele irritada, freqüentemente cobertas por flocos escamosos brancos. Pessoas com psoríase também podem ter alterações nas unhas.

Sinais e sintomas de artrite psoriática

PUBLICIDADE

Os sinais e sintomas de artrite psoriática incluem articulações enrijecidas e doloridas, com vermelhidão, calor e inchaço nos tecidos ao redor. Quando mãos e pés são afetados, inchaço e vermelhidão pode ocasionar aparência de salsicha nos dedos (dactilite).

Na maioria das pessoas com artrite psoriática, a psoríase aparece antes do desenvolvimento de problemas nas articulações. Psoríase geralmente começa durante a adolescência ou juventude, e artrite psoriática costuma ocorrer entre 30 e 50 anos de idade. Porém, ambas a condições podem ocorrer em qualquer idade. Em um pequeno número de casos, artrite psoriática desenvolve-se com ausência de alterações perceptíveis na pele.

Artrite psoriática pode ser difícil de distinguir de outras formas de artrite, particularmente quando as alterações na pele forem mínimas ou ausentes. Alterações nas unhas e dactilite são duas características da artrite psoriática, embora não ocorram em todos os casos.

PUBLICIDADE

Tipos de artrite psoriática

Artrite psoriática é classificada em cinco tipos: interfalangeal distal predominante, oligoarticular assimétrica, poliartrite simétrica, espondilite e artrite mutilante.

O tipo interfalangeal distal predominante afeta principalmente as pontas dos dedos das mãos e pés. A articulações interfalangeais distais são aquelas perto das unhas. Alterações nas unhas são especialmente freqüentes nesse tipo de artrite psoriática.

Os tipos oligoarticular assimétrica e poliartrite simétrica são as formas mais comuns de artrite psoriática. O tipo oligoarticular assimétrica envolve articulações diferentes de cada lado do corpo, enquanto a poliartrite simétrica afeta as mesmas articulações de cada lado do corpo. Qualquer articulações no corpo pode ser afetada nesses tipos de artrite psoriática, e os sintomas variam de leves e severos.

Algumas pessoas com artrite psoriática têm principalmente espondilite, que é uma inflamação nas articulações entre as vértebras na espinha. Sintomas desse tipo de artrite psoriática incluem dor e rigidez nas costas ou pescoço, e os movimentos são freqüentemente prejudicados. Articulações nos braços, pernas, mãos e pés também podem ser afetadas. 

O tipo mais severo e menos comum de artrite psoriática é chamada artrite mutilante. Menos de 5% das pessoas com artrite psoriática têm esse tipo. Artrite mutilante envolve inflamação severa que danifica as articulações nas mãos e pés, resultando em deformação e problemas de movimentação. Perda óssea (osteólise) nas articulações pode ocasionar na redução dos dedos das mãos e pés. Também pode ocorrer dor no pescoço e costas.

Causas da artrite psoriática

A causa específica da artrite psoriática é desconhecida. Seus sinais e sintomas são decorrentes da inflamação excessiva nas articulações e ao seu redor. Inflamação ocorre quando o sistema imunológico envia células brancas para o local de uma lesão ou doença para lutar contra invasores e facilitar o reparo dos tecidos. Quando o invasor é eliminado, o corpo interrompe a resposta inflamatória para prevenir danos às suas próprias células e tecidos. Estresse mecânico nas articulações, como os que ocorrem durante o movimento, podem resultar em resposta inflamatória excessiva em pessoas com artrite psoriática. A razão para essa resposta inflamatória excessiva é desconhecida.

Pesquisadores têm identificado alterações em vários genes que pode influenciar o risco de desenvolver artrite psoriática. Aproximadamente 40% das pessoas com artrite psoriática tem pelo menos um familiar próximo com essa condição.

Saiba mais:
Artrite Reumatóide - Tratamento
Artrite Reumatóide
Psoríase - Fotos, causa, sintomas, diagnóstico
Psoríase - O que é, causas, sintomas e tratamento
Psoríase
O que é artrose ou osteoartrite
Artrite e exercícios físicos
Artrite Reumatóide - Causa e tratamentos


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2012, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
Genetics Home Reference