Anti-Oxidantes na dieta do esportista

Muitos corredores intensificam os treinos antes das provas, e este é um dos motivos que tornam a Recuperação & Descanso vitais para a performance do atleta podendo inclusive determinar a própria participação ou não do corredor no evento. 

De acordo com Kenneth Cooper, presidente da The Cooper Aerobics Center - um centro de estudos físicos aeróbicos em Dallas – as pesquisas mostram que exercícios aeróbicos árduos praticados sem descanso adequado estão associados a danos e lesões nas fibras musculares. 

PUBLICIDADE

A necessidade de oxigênio requerida pelo corpo durante os exercícios acaba produzindo uma quantidade em excesso de radicais livres que por sua vez resultam em danos ao DNA e lesões diretas no tecido muscular”, comenta Cooper que foi praticamente o inventor do termo “exercícios aeróbicos” a 30 anos atrás e é atualmente conhecido com o “Pai dos exercícios Aeróbicos”. 

Incluem-se no grupo de risco de ter uma lesão muscular causada pelo stress de radicais livres qualquer pessoa que corra mais de 48kms por semana, ou treine no limite ou acima de 80% da freqüência cardíaca máxima por pelo menos 5 horas toda semana. 

PUBLICIDADE

Se o stress causado pela excesso de oxidação do organismo é muito alto o corpo pode reagir com inflamações internas além de queda no sistema imunológico, o que acaba comprometendo a performance de um corredor. 

Muitos corredores treinam tão intensamente antes de uma corrida comprometendo seu sistema imunológico que acabam ficando muito fracos para competir”, complementa Tim Church, diretor médico do The Cooper Research Institute e um triatleta Ironman. “Os Atletas precisam manter o monitoramento de seu sistema imunológico durante os treinos para que possam ter uma rápida recuperação e desempenhar o melhor de sua performance durante a corrida”. 

Embora poucos estudos tenham sido conduzidos no sentido de acelerar o tempo de recuperação para maratonistas, Cooper diz que a suplementação com a correta combinação de vitaminas pode impactar positivamente na performance geral. Por esta razão é recomendável que atletas incluam suplementos “antioxidantes” em sua dieta.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Dieta antioxidante
Radicais Livres e Antioxidantes
Corrida favorece sistema imunológico de idosos
Recuperação, fibras musculares, lesão muscular, freqüência cardíaca máxima, sistema imunológico, dieta
Dieta Ortomolecular

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Mais na web:
Antioxidantes na Prática Esportiva



Créditos:
Texto copyright © por www.ativo.com

© 1999-2017 Helio A. F. Fontes

Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas