Anemia ferropriva na infância

Hemoblodina - CDC/ Sickle Cell Foundation of Georgia: Jackie George, Beverly Sinclair

Bebês e crianças pequenas estão entre os grupos com maior risco para anemia ferropriva, uma vez que precisam de muito ferro para crescimento e desenvolvimento. 

O ferro que um bebê nascido de gravidez normal tem estocado no organismo é usado até as primeiras 4-6 semanas de vida. 

Bebês prematuros ou com peso baixo estão têm maior risco de desenvolver anemia ferropriva, já que não tem tanto ferro estocado no corpo.

Alimentos fortificados com ferro ou suplementos de ferro, quando usado apropriadamente, podem ajudar a prevenir a anemia ferropriva na infância. Converse com o médico sobre a dieta de seu filho.

PUBLICIDADE

Crianças pequenas que bebem grandes quantidades de leite de vaca podem ter risco maior para anemia ferropriva na infância. Leite tem pouco ferro, e beber muito leite pode tomar o lugar de alimentos ricos em ferro na dieta. Muito leite também pode prevenir o corpo da criança de absorver ferro de outros alimentos.

Prevenção da anemia ferropriva na infância

A dieta do bebê pode afetar o seu risco para anemia ferropriva. Por exemplo, leite de vaca é pobre em ferro. Por essa e outras razões, leite de vaca não é recomendado para bebês no primeiro ano de vida. Depois do primeiro ano, a quantidade de leite de vaca que o bebê ingere deve ser limitada.

PUBLICIDADE

Bebês também precisam de mais ferro à medida que crescem e começar a ingerir alimentos sólidos. Converse com o pediatra sobre dieta saudável e escolha de alimentos que ajudarão seu filho a ter ferro suficiente.

O pediatra pode recomendar gotas de ferro. Porém, dar ao filho muito ferro pode ser perigoso. É importante seguir as instruções médicas e manter suplementos de ferro e vitaminas longe do alcance das crianças.

Saiba mais:
Prevenir Anemia
Anemia Ferropriva - Diagnóstico
Anemia Ferropriva - O que é
Anemia Ferropriva - Causas
Anemia Ferropriva - Sintomas e sinais
Anemia Ferropriva - Tratamento
Anemia - O que é, sinais, sintomas e complicações
Causas da anemia e fatores de risco
Vitamina C - Falta, excesso, função, importância, fontes e deficiência
Ferritina alta e baixa


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Texto: National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI)