Anéis Olímpicos

Olimpíadas - CDC/ Dr. Edwin P. Ewing, Jr.

Os anéis olímpicos são o emblema dos Jogos Olímpicos

Eles são compostos de cinco anéis entrelaçados (das cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho respectivamente) sobre um fundo branco

Aneis Olímpicos:
 
Anéis olímpicos

O emblema com os anéis olímpicos foi originalmente elaborado em 1913 pelo barão Pierre de Coubertin, o idealizador dos Jogos Olímpicos Modernos.

PUBLICIDADE

Depois da sua introdução inicial, o barão Pierre de Coubertin declarou o seguinte em Agosto de 1913:
"O emblema escolhido para ilustrar e representar o congresso mundial de 1914 são 5 anéis interligados em cores diferentes -- azul, amarelo, preto, verde, vermelho -- colocados sobre a cor branca do papel. Esses cinco anéis representam as cinco partes do mundo que agora estão engajadas nas olimpíadas e prontas para aceitar uma competição saudável".

Em seu artigo publicado em Novembro de 1992 no "Olympic Revue", a revista oficial do Comitê Olímpico Internacional, o historiador americano Robert Barney explica que a idéia dos anéis interlaçados veio ao barão Pierre de Coubertin quando ele era responsável pela USFSA (Union des sociétés françaises de sports athlétiques), uma associação fundada pela união de duas associações esportivas francesas que até 1925 era responsável por representar a Comitê Olímpico na França, cujo emblema era composto por dois anéis interlaçados. 

PUBLICIDADE

O congresso de 1914 teve que ser suspenso em decorrência da Primeira Guerra Mundial, porém o emblema com os anéis olímpicos foi adotado posteriormente. A primeira adoção oficial dos anéis olímpicos ocorrer na Olimpíada de Antuérpia na Bélgica em 1920. A popularidade dos anéis olímpicos e disseminação do seu uso ocorreu posteriormente aos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim. Carl Diem, presidente com Comitê Organizador das Olimpíadas de 1936, queria realizar uma cerimônia de carregamento da tocha no estádio em Delfos, local do famoso oráculo, onde os Jogos Píticos da Antiguidade eram realizados. Para isso, ele ordenou a construção de um marco de pedra com os anéis olímpicos encravados nos lados e que a tocha olímpica deveria ser carregada de lá até Berlim.

A visão atual do Comitê Olímpico Internacional é de que o emblema dos anéis olímpicos reforça a idéia de que o Movimento Olímpico é internacional e acolhe todos os países do mundo para se juntarem. O símbolo dos anéis olímpicos representa a união dos cinco continentes e encontro dos atletas de todo o mundo na Olimpíada. Porém, nenhum continente é representado por um anel específico. Embora existam explicações sobre as cores dos anéis, a única conexão entre eles e os continentes é que o número cinco refere-se ao número de continentes. Nesse cenário, as Américas são vistas como um único continente e a Antártica é omitida.

Saiba mais:
História das Olimpíadas
Significado da Tocha Olímpica


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Olympic rings" (en.wikipedia.org/wiki/Olympic_rings).

 

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  


© 1999-2017 Helio A. F. Fontes
Utilização de material original do site
Copacabana Runners - Atletismo e Maratonas