Alucinação - Alucinações visuais, auditivas
Causas e tratamento

Cérebro dependente de drogas - NIH

O que é alucinação

Uma alucinação pode ser definida com percepção na ausência de estímulo. Alucinações são definidas como percepções em estado consciente e acordado na ausência de estímulo externo. Essas percepções parecem reais e vívidas. Alucinações são diferentes de sonhos, os quais não ocorrem quando a pessoa está acordada. 

As alucinações podem ocorrer em qualquer modalidade sensorial. Desta forma, há alucinações visuais, auditivas, olfativas, gustativas, táteis, proprioceptivas, de equilíbrio, de temperatura, etc. 

Alucinações auditivas são muito comuns em pessoas com esquizofrenia do tipo paranóide. Essas alucinações auditivas podem ser benevolentes (dizendo ao paciente coisas boas) ou maliciosas (dizendo coisas ruins sobre o paciente). As alucinações auditivas do tipo malicioso são freqüentemente percebidas como alguém falando pelas costas. Alucinações também podem estar associadas ao uso de drogas, falta de sono, psicose, desordens neurológicas, e delirium tremens (psicose causada pela suspensão do uso de drogas ou medicamentos).

PUBLICIDADE

Alucinações visuais e suas causas

A alucinação visual inclui ver coisas que não estão presentes, ou a percepção visual que não está de acordo com a realidade. Há diferentes causas para alucinação visual, as quais podem ser classificadas como psicofisiológicas (distúrbio na estrutura cerebral), psicobioquímicas (distúrbio nos neurotransmissores) e psicológicas. Várias desordens podem envolver alucinações visuais, desde enxaqueca até desordens psicóticas e demência.

Alucinações auditivas

As alucinações auditivas, particularmente escutar uma ou mais vozes falando, estão particularmente associadas com desordens psicóticas como esquizofrenia ou mania, e têm importância significativa no diagnóstico dessas condições. 

PUBLICIDADE

Tratamento das alucinações

Há alguns poucos tratamentos para os muitos tipos de alucinações. Para aquelas alucinações causadas por doença mental, o tratamento deve começar baseado nas observações de um psiquiatra. 

Medicamento antipsicótico pode ser usado no tratamento, se os sintomas forem severos. Abster-se de drogas alucinógenas, controlar o estresse, ter estilo de vida saudável, e dormir o suficiente pode ajudar a reduzir as alucinações. Todos os casos de alucinações devem ser medicamente examinados.

Saiba mais:
Esquizofrenia paranóide
Esquizofrenia - Causas
Esquizofrenia - Sintomas
Reconhecendo a Esquizofrenia: Causas e Tratamentos
Demência
Neurotransmissores serotonina, dopamina, noradrenalina e bem-estar
Antidepressivos
Stress
Você sabe lidar com o estresse?
De que modo a corrida afeta o bem-estar psicológico
Ataque de Pânico
Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC
Neurose
Transtorno Bipolar - Sintomas, tratamento
Psicose - Sintomas e tratamento do psicótico
Psicopata e Psicopatia
Psicopatas
Esquizofrenia - O que é, causas, tratamento
Paranóia
Biologia da dependência - Álcool e drogas podem sequestrar seu cérebro
Transtorno bipolar ocasiona variações de humor extremas


PUBLICIDADE




Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2010, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Hallucination" (en.wikipedia.org/wiki/Hallucination).