Quanta água você precisa beber? Sinais de desidratação

Pessoas bebendo água - NIH

Você pode se perguntar se está bebendo água suficiente, especialmente se estiver quente. Há muitos conselhos confusos por aí sobre quanta água você realmente precisa beber. A verdade é que a maioria dos corpos saudáveis são bons em regular a água. Idosos, crianças pequenas e alguns casos especiais, como pessoas tomando certos medicamentos, precisam ter um pouco mais de cuidado.

“Água está envolvida em todos os processos do nosso organismo”, diz Dr. Jack M. Guralnik do National Institute on Aging. “Você precisa da quantidade apropriada para que todos os processos funcionem corretamente”.

PUBLICIDADE

O corpo regula quanta água retém, de modo que possa manter os níveis dos vários minerais que precisa para funcionar apropriadamente. Porém, você perde fluidos sempre que respira, urina, evacua ou transpira. Quando perde fluidos, seu organismo pode ficar mais concentrado. Pessoas saudáveis compensam isso liberando armazenamentos de água, na maior parte dos músculos. E, é claro, ficam com sede. Essa é a forma do seu corpo dizer que precisa de mais água.

Entretanto, em certo ponto você pode perder tanta água que seu corpo não consegue compensar. Eventualmente pode ficar desidratado, significando que seu corpo não tem fluidos suficientes para funcionar apropriadamente.

Qualquer pessoa saudável pode ficar desidratada em dias quentes, quando está se exercitando pesado ou se tiver uma condição médica como diarréia. Porém, desidratação é geralmente um problema mais de idosos, os quais têm menor sensibilidade à sede, e crianças pequenas que não pode dizer aos seus pais quando estão com sede.

PUBLICIDADE

Quanta água você precisa beber

Quanta água seu corpo precisa? Dr. Guralnik diz que deve considerar as circunstâncias. “Se estiver ativo em um dia quente, precisará de mais água do que se estiver sentado em um escritório com ar-condicionado”, ele explica. Uma pessoa comum em um dia normal precisa em torno de 2,8 litros de água por dia. Mas se estiver ao ar livre sob o sol, precisará de muito mais água do que isso.

Sinais de desidratação

Sinais de desidratação em adultos são sede, urinar menos, ter urina escura, pele seca, cansaço, tontura e desmaio. Sinais de desidratação em bebês e crianças pequenas incluem boca e língua secas, chorar sem lágrimas, fraldas secas por mais de 3 horas, febre alta, letargia e sonolência fora do normal.

Se você suspeitar de desidratação, beba pequenas quantidades de água durante um período de tempo. Beber muito de uma vez só pode sobrecarregar o estômago e provocar vômito. Ingerir bebidas esportivas pode ser útil para pessoas se exercitando em dias quentes, pois perdem muitos minerais pela transpiração. Porém, evite bebidas com cafeína.

Lembre-se: a melhor forma de lidar com a desidratação é preveni-la. Certifique-se de beber água suficiente em situação nas quais pode ficar desidratado. Para aqueles cuidando de crianças pequenas ou idosos com condições que pode levar à desidratação, Dr. Guralnik aconselha: “você deve incitar a pessoa a beber fluidos e as lembrar frequentemente, não é uma questão momentânea”. 

Saiba mais:
Água: importante e esquecida
Importância da Água
Desidratação, Calor e Exercícios Físicos
Perigos da desidratação
Isotônicos - Quando e como usá-los
Água de coco
Diarréia - Causas, sintomas, tratamento, conduta nutricional
Correndo no Verão com segurança
Soro Caseiro
Alimentação e hidratação para a performance do esportista
Precauções dos corredores ao treinar no calor?
Correr no calor é melhor para emagrecer?
Importância da boa hidratação no esporte
Hidratação dos esportistas nos meses quentes de verão


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2014 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health