Afta - Estomatite aftóide, causas de aftas e tratamento

Aftas são úlceras dentro da boca, as quais se apresentam como feridas abertas dolorosas causadas pelo rompimento da membrana mucosa. Afta também é chamada de estomatite aftóide, especialmente quando há feridas múltiplas ou recorrentes na boca.

O termo "afta" significa úlcera, e tem sido usado por muitos anos para descrever áreas de ulceração nas membranas mucosas. Estomatite aftóide é uma condição que é caracterizada pela recorrência de áreas de ulceração, as quais quase sempre são dolorosas. Estomatite aftóide recorrente pode ser distinguida das outras doenças com lesões orais similares pela sua tendência de retornar, multiplicidade e cronicidade. Estomatite aftóide recorrente é uma dos problemas bucais mais comuns, pelo menos 10% das pessoas sofrem com ela, sendo que mulheres são mais afetadas que homens. Em torno de 30-40% dos pacientes com estomatite aftóide recorrente têm histórico familiar.

PUBLICIDADE

Causas da afta

A causa exata de aftas é desconhecida. Em alguns casos, afta parece ser causada por uma reação exagerada do sistema imunológico do corpo. Fatores que parecem provocar isso incluem estresse, fadiga, doença, lesões por cortes acidentais, mudanças hormonais, menstruação, perda de peso repentina, alergia a alimentos, e deficiências de vitamina B12, ferro e ácido fólico. Alguns remédios, como
nicorandil, têm sido relacionados com aftas. Trauma físico na boca e irritação da mucosa por químicos também podem ocasionar aftas.

Outra possível causa de afta é intolerância a glúten quando se consome trigo, centeio ou cevada. Açúcares artificiais, como aqueles encontrados em refrigerante cola diet, também tem sido reportados com uma possível causa de afta. As aftas também podem se relacionar ao aumento de ingestão de ácidos como o ácido ascórbico ou ácido cítrico. Mais uma causa possível de afta é a atividade oportunista de combinações de flora bacteriana normal. Certos tipos de quimioterapia causam aftas como efeito colateral. Aftas também podem ser sintomas de complicações de várias doenças.

PUBLICIDADE

Alívio da dor e cura da afta

Feridas de afta geralmente curam sem tratamento dentro 1-2 semanas. Deve-se manter boa higiene oral e evitar alimentos ácidos, apimentados ou salgados uma vez que podem irritar as feridas. A dor pode ser tratada com gels analgésicos. O uso de anti-séptico de peróxido de hidrogênio pode ajudar a limpar os detritos e bactérias que se acumulam na ferida da afta, desta forma reduzindo as complicações associadas com sua presença.

Tratamento de casos severos de afta

Tratamentos baseados em antibióticos e esteróides são reservados para os casos severos e devem ser usados somente com supervisão médica. Suspensão de tetraciclina é um antibiótico comum prescrevido para feridas na boca. Alguns médicos também podem receitar anestésico local para casos de múltiplas aftas severas.

PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos sobre odontologia:
Estética dental
Clareamento dental - Dentes brancos
Ortodontia
Influência alimentar na formação e saúde dos dentes
Arma natural contra cáries - Alecrim do campo e cárie
Mau hálito - halitose
Os perigos do beijo na boca - Gengivite, cárie, AIDS, herpes, sífilis, gonorréia
Higiene Bucal
Placa bacteriana e Tártaro
Escovar os dentes - Escova de dente
Alimentação e saúde dental
Implante dental
Periodontite e Gengivite - Doença periodontal e inflamação na gengiva
Doença periodontal - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Doença periodontal - Gengivite e periodontite
Gengivite
Dentaduras - Problemas comuns, dentadura sobre implante e solta
Dente do siso - o que são esses dentes? Deve-se fazer extração?
Boca Seca - O que é, causas e tratamento
Boca Seca - Xerostomia
Fio Dental
Terapia com flúor para os dentes
Câncer de boca
Açaí contra placas dentárias
Saliva e cáries
Pasta de dente - pastas
Glossite - Sintomas, causas, tratamento e prevenção da inflamação ou infecção na língua
AIDS, vírus HIV e problemas na boca
Câncer oral - de boca ou faringe

Artigos relacionados:
Sistema imunológico
Antibióticos - uso incorreto pode levar a infecção generalizada
Hormônios
Produtos light
Estresse
Mononucleose - Doença do beijo
Lúpus e gravidez
Síndrome de Guillain-Barré
Doença celíaca ou alergia ao glúten
Doença celíaca
Lúpus - Causas, sintomas, diagnóstico
Lúpus - Tratamento
Lúpus eritematoso sistêmico
Candidíase - Sintomas, tratamento, medicamento, peniana, no homem

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Aphthous ulcer" (en.wikipedia.org/wiki/Aphthous_ulcer).