Causas da acne, como ela se forma e o que fazer

Pessoa com acne - NIH

Há muitos mitos sobres as causas da acne. Algumas pessoas culpam os alimentos, outras acham que sujeira na pele é a culpada. Porém, há pouca evidência que qualquer uma das duas tenham muito efeito sobre o aparecimento de acne.

Pessoas de todas as idades podem ter acne, mas ela é mais comum em adolescentes e jovens adultos. Em torno de 80% das pessoas entre 11 e 30 anos sofrem com acne em algum momento. Embora acne não seja geralmente um problema sério de saúde, ela pode incomodar e casos severos podem ocasionar cicatrizes permanentes. Afortunadamente, para a maioria das pessoas, acne tende a desaparecer quando alcançam os 30 anos de idade.

PUBLICIDADE

Como a acne se forma

Acne começa nas glândulas sebáceas da pele. Uma substância oleosa chamada sebo atravessa um canal chamado folículo, o qual também contém pêlos. O sebo é esvaziado na superfície da pele através da abertura do folículo, ou poro.

Os pêlos, sebo e células que ficam no estreito folículo podem formar um tampão e bloquear o poro, impedindo que o sebo seja eliminado na superfície da pele. A mistura de sebo e células permite que bactérias que vivem normalmente na superfície da pele cresçam nos folículos obstruídos. Então, o sistema de defesa do corpo ataca as bactérias e a região fica inflamada.

Causas da acne

Um fator importante para aparecimento da acne é o aumento da quantidade de alguns hormônios durante a puberdade. Esses hormônios fazem as glândulas sebáceas aumentar e fabricar mais sebo. Mudanças hormonais relacionadas à gravidez, ou começar ou parar de tomar pílulas anticoncepcionais, também podem ocasionar acne.

PUBLICIDADE

Estudos sugerem que você pode herdar a tendência de desenvolver acne. Estresse não causa acne. Porém, pesquisadores descobriram que, em pessoas que já têm acne, estresse pode torná-la pior.

Certos medicamentos podem causar acne. Cosméticos oleosos, por exemplo, podem alterar as células nos folículos e as aglutinar, produzindo um tampão. Se você tem acne, prefira cosméticos não oleosos. 

O que fazer caso tenha acne

Se você tem acne, não esprema e nem toque nela. Espremer ou pinchar acne pode causar marcas e manchas. Lave gentilmente sua face com produto suave para limpar a pele 2 vezes por dia, antes e depois de exercícios pesados. Não lave seu rosto com sabonetes fortes, o quais podem piorar o problema. Também é importante usar xampu regularmente. Se você tiver cabelo oleoso, deve lavá-lo diariamente.

Há vários produtos que pode tratar acne leve. Pode levar até oito semanas antes de você notar melhoras. Para casos severos de acne, você deve consultar um médico.

Saiba mais:
Cravos e Espinhas - Mitos sobre as causas
Tratamento contra Acne
Causas da Acne
Laser como tratamento futuro para acne
Chocolate dá espinhas e acne
Seqüenciada bactéria da acne


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 2015 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases