Ácidos graxos - ômega 3 e ômega 6

Peixe na alimentação - National Cancer Institute Image Gallery

Embora a maioria das pessoas ache que deva eliminar a gordura da alimentação, isso não é verdade. Alguns tipos de gordura, os ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 e ômega 6, são essenciais para a nossa saúde.

Ácido graxo ômega 6

O ácido graxo ômega 6 está presente em nozes, sementes e óleos vegetais. Como benefícios para a saúde, o ômega 6 pode reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e do colesterol total. Porém sua ingestão exagerada pode abaixar o níveis de HDL, o colesterol bom para a saúde.

PUBLICIDADE

Ácido graxo ômega 3

Ácido graxo ômega 3 pode ser encontrado em nozes, peixes gordurosos e óleos vegetais. Ômega 3 é benéfico para a saúde ao diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol total. O consumo alto pode ter como efeito ruim retardar a coagulação sanguínea.

Especialistas concordam que peixes ricos em ômega 3 devem ser incluídas em um alimentação saudável para coração. Dentre esses peixes estão salmão, sardinha, cavala, arenque, anchova, atum, linguado e bacalhau. Muitas pesquisas foram feitas sobre peixes e doenças cardíacas, e os resultados dão evidência forte, porém não conclusiva, de que pessoas que comem peixe pelo menos uma vez por semana têm menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular do que as que raramente comem.

PUBLICIDADE

Os estudos não conseguiram concluir se suplementos alimentares com ômega-3 protegem contra doenças cardiovasculares. Embora existam muitas pesquisas sobre suplementos de ômega 3 e doenças cardiovasculares, os estudos têm se mostrado inconsistentes.

Suplementos de ômega 3 podem interagir com medicamentos que afetam a coagulação sanguínea. Suplementos com ômega 3 podem estender o tempo que leva para um corte parar de sangrar. Pessoas que tomam medicamentos como anticoagulantes e antiinflamatórios não-esteróides devem discutir o uso de ômega 3 com seu médico.

Converse com seu médico antes de começar a tomar suplementos de ômega 3. Se estiver grávida ou amamentando, tomando medicamentos que afetam a coagulação sanguínea, ou for alérgico a peixe ou frutos do mar, é especialmente importante consultar um médico antes de começar a tomar suplementos de ômega 3.

Saiba mais:
Prevenção de doenças cardiovasculares
Gorduras - ômega-3, ômega-6, colesterol, gordura mono-insaturada, trans-saturada e saturada
Gorduras, Saúde & Performance
HDL - Bom Colesterol
Colesterol LDL - Como baixar
LDL - Mau Colesterol ou Ruim
Colesterol do Sangue - 25 Dicas de Como Reduzir os Níveis
Óleo de Prímula
Óleo de peixe
Gordura Saturadas, Monoinsaturadas, Poliinsaturadas, Hidrogenadas, Trans, Ácidos graxos essenciais
Receita de Bacalhau
Receita de Salmão ao Molho de Mostarda e Mel
Quinoa - a Semente da Hora
Quinua
Sementes de Linhaça
Pirâmide alimentar atualizada
Reeducação alimentar
Gorduras e nossa saúde


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: